Geral
SAIBA QUAL O MATIZADOR IDEAL PARA SUA COR DE CABELO

Tingir as madeixas exige cuidados que vão desde hidratação até manutenção da cor. Porém, um truque muito simples promete ressaltar a coloração, fazê-la durar mais e ainda desamarelar os fios. A matização de cabelos é uma técnica que pode ser feita tanto em casa quanto no salão, mas são necessários alguns cuidados. Entenda:

O que é a matização dos cabelos?

É o ato de neutralizar ou intensificar o tom das madeixas por meio de produtos próprios. Geralmente, o método é usado para ressaltar cabelos vermelhos, acabando com reflexos alaranjados, ou neutralizar loiros, amenizando o reflexo amarelado ou até mesmo esverdeado.

De acordo com a hairstylist Anashara Costa, há dois tipos de matização. "Há a química, que usa colorações e pigmentos, e a com cosméticos tonalizantes, como alguns tipos de xampus, máscaras e condicionadores. O último tipo de tratamento pode ser feito em casa", explica.

Pode matizar cabelo natural?

Cabelos sem tintura dificilmente terão efeitos com a matização, já que o tom cabelo natural não se altera facilmente como no tingido. A única exceção é no caso de cabelos brancos que ficaram amarelados com o passar dos anos, já que a matização pode deixar os fios mais brancos.

Melhor matizador para cada tipo de cabelo

tipos diferentes cabelos 0117 400x800
 

O segredo sobre como matizar o cabelo está na base da coloração do produto usado. Por exemplo, um creme roxo consegue neutralizar o amarelado dos loiros.

Atualmente, existem diversos xampus, condicionadores e máscaras de tratamento com essa função, entretanto, a hairstylist Anashara Costa desaconselha o uso de xampus matizadores, visto que eles têm um alto teor de sulfatos, que podem agredir e danificar os fios.

Assim, a melhor opção é apostar em cosméticos hidratantes, como máscaras e condicionadores, sempre se atendo ao tom e indicação de cada produto.

Veja abaixo como matizar cada tipo de cabelo em casa:

Para cabelos loiros

cabelo loiro 0317 400x600
 

A cabeleireira afirma que o uso de condicionadores e máscaras de hidratação cujos cremes têm cor violeta é ótimo para acabar com os fios amarelados.

desamareladores com base azul devem ser usados apenas em cabelos alaranjados, tom que geralmente surge em processos de descoloração.

Matizador para cabelos vermelhos

cabelo tingido 216 400x600
 

Os melhores matizadores para cabelos vermelhos são cosméticos com fundo da mesma cor. "Atualmente, existem máscaras de tratamento pigmentadas com o vermelho primário. Elas são capazes de dar um tom mais vivo aos fios. Além disso, é um ótimo truque para aumentar a duração da coloração", conta Anashara.

Já os cabelos ruivos-laranjados podem usar máscaras com fundo laranja, a fim de manter a cor.

 

Para cabelos grisalhos e brancos

mulher de cabelo grisalho 0317 400x800
 

Com o tempo, os cabelos brancos passam por um processo de oxidação que deixa os fios amarelos. Para esses casos, a dica é usar produtos hidratantes cuja composição tem a cor violeta, capaz de recuperar os fios branquinhos e vívidos.

 

Matizador para cabelos castanhos

cabelo enrolado 216 400x600
 

Não há um matizador específico para cabelos castanhos. Assim, é possível unir uma máscara hidratante ao tonalizante da cor desejada, o que certamente trará mais brilho aos fios.

 

Para cabelos pretos

cabelo comprido e forte 216 400x600
 

Há máscaras matizadoras pretas especiais para cabelos muito escuros, porém elas são difíceis de ser encontradas. A cabeleireira Anashara indica outra opção: "Uma alternativa muito boa é fazer banho de brilho. Para isso, basta misturar uma medida de máscara de hidratação e a mesma quantidade de coloração e de oxidante. Isso devolve o brilho ao fio e deixa a cor mais viva", conta.

 

Matizador para luzes antigas

luzes mecha no cabelo 0317 400x600
 

O natural processo de oxidação faz com que mechas antigas mudem de cor com o passar dos anos. Nestes casos, a matização não fará efeitos. "Para voltar a ter a cor desejada, o ideal é refazer as luzes", conta a cabeleireira.

Assim, a melhor maneira de evitar esse processo é ter um produto matizador em casa e aplicá-lo periodicamente antes que ocorra a oxidação.

Como usar matizador?

A profissional explica que nem todos os produtos podem ser usados em casa, visto que alguns de uso estritamente profissional podem manchar o cabelo se forem aplicados de maneira errada. "A indicação normalmente vem no produto, assim como a periodicidade de uso", ressalta.

Todavia, alguns produtos mais leves podem ser usados em casa, desde que as instruções da embalagem sejam seguidas à risca.

Matizar o cabelo com violeta genciana: funciona? danifica o cabelo?

Por incrível que pareça, muitas pessoas recorrem ao antisséptico violeta genciana para neutralizar a cor dos fios. A prática é condenada pela cabeleireira Anashara Costa: "Antigamente, a indústria cosmética não possuía a gama gigantesca de produtos matizadores que tem hoje, então as pessoas usavam a violeta genciana diluída em shampoos ou condicionadores. Hoje, esse processo é desaconselhado pois danifica o cabelo e o uso indevido pode deixar os fios literalmente roxos", alerta.

Assim, o ideal é sempre usar produtos que foram criados como objetivo de matizar.

 

 

(Vix.com)