Geral
EMPREENDEDORISMO: Por que decidi virar marca de óculos

Tenho recebido muitas mensagens questionando sobre a iniciativa de virar marca de óculos! Pois bem, aqui venho compartilhar com vocês sobre a iniciativa desse projeto pessoal que aos poucos está decolando e dando super certo.

Eu sempre quis ligar meu nome a algum produto comercializável. A intenção é que fosse algo que tivesse ligação direta comigo, com meu perfil! Até cogitei a possibilidade de acessórios/ bijuterias, porque o investimento seria mais acessível, porém, como há muitas neste segmento aqui na cidade, não vislumbrei algo promissor a longo prazo. Outra possibilidade avaliada foi sapatilhas, mas, o investimento ficaria muito salgado e convenhamos, não é nada fácil começar do zero e praticamente sem grana. Além disso, não me sentiria confortável em saber que estariam ‘pisando’ (literalmente) em meu nome.

Continuei a pensar, pesquisar, mas, não chegava a nenhuma conclusão! Foi quando um belo dia, minha amiga Janethe Barreto, da Fênix Assessoria (que muito me ajuda), me contou que teve um sonho bem nítido comigo e que eu fazia lançamento de uma coleção de óculos. Uau... Era a resposta que eu precisava; porém, continuava sem o quesito grana pra investir, o que inviabiliza qualquer boa ideia. Mas, nem por isso desisti!

‘Partiu’ pesquisar a respeito. E então, Maria Clara (filha da Janethe), me enviou um link de um vídeo com uma entrevista da Ana Hickmann contando sua história empreendedora (LINK). Na entrevista, Ana mencionava o início de sua trajetória, na qual começou assinando coleções de sapatos, depois bolsas e depois óculos (que hoje tem inúmeras franquias no Brasil e exterior).

Então comecei a por em prática (do meu jeito e com minhas condições). Na pesquisa de mercado eu já havia avançado porque até então, na cidade em que moro não há quem venda óculos de marca própria (me refiro a nome físico).  Há óticas que trabalham com marcas de renome e também as vendedoras de réplicas.

Mãos a obra! Vamos colocar a ideia em prática antes que alguém copie e saia na frente (porque eu tenho uma ‘sorte’ com isso). E lá fui eu para a escolha das peças; algo que tivesse semelhança com meus gostos e vamos assinar uma coleção. Assim foi feito! Joguei a ideia no mercado para ter noção de como seria a aceitação do público. Fizemos o lançamento juntamente com o do novo layout do site (que já está no ar ha 4 anos).

O evento foi fantástico e na semana seguinte vendemos praticamente todos os óculos da coleção nomeada URBAN.  A aceitação superou minhas expectativas e inclusive tive feedback de muitas pessoas de outras cidades querendo as peças e lojas de fora querendo revender. Fiquei extasiada! Mas, no momento, vamos de leve porque a gente é assalariada e  ainda não tem estoque neh mores?

Eu já havia pesquisado várias empresas que vendem no atacado as peças personalizadas. Algumas com exigências inalcançáveis (pedido mínimo com valor alto e burocracias extras), e, mais uma vez, não desisti.

Finalmente encontrei a empresa fornecedora, que de fato tem as peças que preciso para dar continuidade no negócio e o custo ficou ao meu alcance pra esse momento iniciado com a cara e a coragem. Pedido feito, prazo para produção com dois dias de atraso (porque eu não havia lido o e-mail da aprovação do layout das peças, que estava na caixa de spam).

Nos próximos dias já devem estar finalmente chegando as peças com meu nome gravado e estou morrendo de ansiedade e com a listinha de clientes bem cheia (graças a Deus). E minhas clientes são tão especiais que exigiram que eu mostre as opções a elas , antes de publicar nas redes sociais.

O fato é que estamos caminhando lentamente e aos poucos as coisas vão evoluindo. Quem não nasceu em berço de ouro e rala na vida tem que correr atrás com fé e medo mesmo!

Muitos são os obstáculos, no entanto, a gente persiste, desperta o espírito empreendedor que habita em nosso interior e arrisca, ousa e acredita.

O desejo de todo reles mortais é conquistar independência financeira e progredir na vida. Um micro empreendimento pode sim ser uma empresa de sucesso futuramente.  E a minha mensagem é: nunca desista de seus sonhos!

 

*Abaixo algumas peças do lançamento da coleção Urban

 

(fotos por Jessica Perreira /Site Wagner Parrera)

*Abaixo uma imagem que recebi da fornecedora de uma das peças após gravação na haste

#SigoEmBusca