Geral
PINGO NO I: CADA UM NO SEU QUADRADO E TODOS NO MESMO CÍRCULO

Quando sou questionada sobre meu trabalho, alguns entendem de maneira restrita, e, outros, confundem conceitos e funções. Vamos lá! Decidi abordar este tema justamente porque enquanto pessoas como eu sabem seu lugar no meio da multidão, outras fazem uma mistura daquelas que refletem em outros profissionais que ralaram durante anos numa faculdade para estar apto.

Sou jornalista por exercício, bacharel em direito e trabalho com criação de conteúdo para mídias digitais  (social media) e assessoria de comunicação. Ocorre que tem muita gente que faz este mesmo papel, claro que a seu modo, mas, se ´vende´ ou ´se oferece´ para o cliente como profissional em marketing.

Vamos então às breves descrições. O profissional em marketing ou propaganda, possui graduação/habilitação para tais funções. É ele ou são eles quem criam campanhas, traçam estratégias, fazem briefing e apresentam ao cliente uma proposta bem ampla no segmento, que envolve super produções de materiais, como, artes visuais, vídeos elaborados e campanhas estratégicas para diversos canais (internet, tv, rádio, outdoor, revista, impressos, telemarketing).  E, para que tudo isso seja possível, é bem provável que possua uma equipe preparada, ou, no mínimo, editor de vídeo e designer gráfico.

Por outro lado, temos a figura do social media, que é aquele que produz conteúdos voltados apenas para redes sociais, e, este profissional também precisa estudar sobre marketing digital, pois é necessário estar por dentro das atualizações das plataformas, estratégias de engajamento, entre outros.

Então, o marketeiro ou a agência de marketing é uma coisa e o social media ou criador de conteúdo para mídias online é outra coisa.

Logo, me cumpre ressaltar, que, constantemente tendo prestado serviços para agências de marketing, pois, como já mencionei no título, temos a opção de unir forças e formar elos para firmar boas parcerias. Isso é SER PROFISSIONAL!

Nesta mesma linha de raciocínio, gostaria de também expor um breve resumo sobre quem é digital influencer ( pessoa que influencia pessoas na internet, com seus conteúdos nas distintas plataformas), o blogueiro (a), que é a pessoa que tem um blog ou web site onde cria conteúdos  específicos para a plataforma, e, por último e não menos importante, o instagrammer, que é aquela pessoa que usa somente o instagram para compartilhar seus conteúdos, que refletem no cotidiano da grande massa.

Vejo que muitas pessoas tem a visão de que o blogueiro o a blogueira é aquela que tem que ter a melhor beleza aparente, que saiba fazer carão nas fotos e que o único assunto que  saiba abordar é moda ou look do dia. Grande equívoco! O blogueiro é alguém que paga um domínio www para seu website, que cria conteúdos autorais, que paga hospedagem para o administrador do site e que merecia tratamento diferenciado porque investe no que faz.

Agora que já sabemos quem é quem ´na fila do pão´, nada de sair por aí fazendo confusão hein..rss..