Mídias Sociais
A importância do feedback no comércio online

Muito se fala em feedback, mas, qual o real significado desta palavra que predomina no meio corporativo? Isso não é clichê e está relacionado a retroalimentar, ou seja, retornar a alguém ou a um grupo de pessoas; informações que contribuam para o desenvolvimento humano e o bom desempenho profissional, e, isso, vai muito além de uma resposta de duas palavras.

De nada adianta ter o melhor marketing digital nas redes do seu negócio, se você não responder ao internauta. É com essa máxima que decidi abordar este assunto que para uns não tem tanta relevância, mas, pra quem está em busca de seus produtos ou serviços, é extremamente importante.

Vivemos na era da instantaneidade e potencialização do tempo. Por mais conectada que uma pessoa esteja, ela quer praticidade e comodidade. A facilidade no acesso é o que torna as redes sociais de uma empresa o primeiro local de busca de produtos e serviços, e, quando o internauta encontra algo que lhe desperte atenção, vai emitir uma mensagem de questionamento, e, a empresa deve emitir uma resposta, mesmo que automática informando um segundo contato com o possível cliente. Mas, veja bem; mesmo que a tendência do futuro sejam os bots (robôs online), prefira, sempre, o contato personalizado neste segundo momento. 

A ausência ou demora no feedback simplesmente faz com que o internauta faça busca nas redes do seu concorrente, e, esse retorno online, já conta como primeiro atendimento e pode ser fator decisivo para o cliente fechar negócio.

Mas não é apenas ´responder´ sobre um produto ou serviço, mas, saber fazer de um modo que faça com que o internauta se sinta confortável com aquela resposta e isso passe a despertar mais ainda seu interesse em conhecer seu negócio ou de fato adquirir seu produto.

O universo corporativo exige que essa interação seja prazerosa, cordial e sincera. Para que o feedback alcance seu objetivo, é imprescindível que a empresa reconheça e aceite essa prática e atribua a função aos seus colaboradores.

Dicas relevantes: ao retornar um feedback, inicie ressaltando pontos positivos na pessoa ou um simples chamado elogioso que não seja apelativo ou ´falso´. Na sequência, destaque detalhes importantes sobre o produto ou serviço que despertou a atenção do internauta e somente após isso, responda o que ele questionou. Quando você inicia essa conversa de maneira cordial e destacando os pontos positivos do seu negócio, você minimiza possíveis resistências do ouvinte (internauta).  Responda sempre com total dedicação e interaja com respostas personalizadas, ou seja, nada de Ctrl+c e Ctrl+v.   Seja direto, positivo e honesto.

Ao final da conversa sempre agradeça o contato e faça com que o internauta se sinta importante, pois, futuramente, ele pode vir a ser um cliente especial para sua empresa.