Geral
Comunicação interna é vital para o sucesso do negócio

Tão importante quanto cuidar da visibilidade e publicidade da sua empresa, é cuidar, principalmente, do que se passa no interior. Seus colaboradores precisam saber da missão, visão e valores da empresa, e, também, sobre seus investimentos em estratégias de marketing, pois, estando todos integrados e falando a mesma língua, com certeza a probabilidade de impactar em novos prospectos/clientes, é bem ampla.

Quando você tem uma equipe alinhada e engajada em buscar bons resultados, as coisas fluem, e, para que as suas divulgações contratadas possam fluir, é preciso que a força da corrente seja reforçada do interno para o externo.

De acordo com o site gestão de equipes, a comunicação interna é a troca de informações dentro do ambiente corporativo, que pode acontecer de modo vertical (entre chefes e subordinados) e horizontal (entre profissionais do mesmo nível hierárquico). É de responsabilidade dela, que também é conhecida como endocomunicação, fazer circular as informações relevantes e autênticas. Para o sucesso na comunicação é necessário que a alta cúpula da organização também esteja disposta a ouvir seus colaboradores. Isso mantém um diálogo aberto, possibilitando o feedback constante entre todas as partes interessadas.

Quando seus colaboradores estão alinhados com os propósitos da empresa, o ambiente de trabalho fica mais leve e menos competitivo internamente, pois isso faz com que eles entendam que a competição é somente com o concorrente (empresa do mesmo segmento), e não entre a equipe. Isso também ameniza rumores de boatos.

A comunicação é importante em todas as esferas e campos profissionais.  Digo isso com propriedade, pois já aconteceu de eu divulgar uma promoção para certa empresa, e, quando o cliente chegou até um vendedor, este não sabia falar sobre a promoção, quiçá, sobre o produto divulgado.  Logo, se a comunicação interna fosse prioridade na empresa, este fato poderia ser evitado e o cliente não teria ido embora da loja sem adquirir o produto. Além do mais, a credibilidade de quem foi contratada para a divulgação (no caso eu), não seria afetada.

Portanto, seja uma pequena ou grande empresa, a comunicação interna é vital para o sucesso do negócio!