Geral
ORIENTAÇÕES ODONTOLÓGICAS PARA GESTANTE

Lembre-se: a qualidade dessa limpeza é muito importante.

• Escovar os dentes com mais frequencia já que o número de alimentos
estará mais elevado.
• Colocar pouco creme dental durante a escovação e não molhar demasiadamente a escova. Assim não formará muita espuma e causando menos enjoos. Caso não esteja tolerando, usar a escova sem creme dental.
• Fazer a higiene bucal após os episódios de vômito, que aumentam a acidez na boca, podendo levar a descalcificação dentária.
• Consumir moderadamente alimentos açucarados, preferencialmente após as refeições. Assim, você controlará melhor o seu peso e evitará cáries.
• Consultar um dentista em caso de sangramento gengival persistente por mais de 15 dias.
• Programar sua consulta para revisão odontológica assim que souber que está grávida.

IMPORTANTE
Pesquisas recentes têm evidenciado que a doença gengival é um dos fatores de risco para o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso corporal.

Qual a relação entre gravidez e doença cárie?

A gravidez não é responsável pelo aparecimento de cáries e nem pela perda de minerais dos dentes da mãe. O aumento da atividade de cárie está relacionado com a alteração da dieta e com a presença da placa bacteriana, pela limpeza inadequada dos dentes.

As gengivas inflamam mais durante a gravidez?

A gravidez não causa inflamação e/ou sangramento na gengiva. Na grávida, a gengiva torna-se mais elástica, o que favorece para que a gestante tenha gengivite. Entretanto, a presença da placa bacteriana e a deficiência de escovação é que provocam o sangramento da gengiva.

Que alterações podem trazer problemas bucais?

Algumas alterações no organismo da mulher associados à mudança de hábitos de vida podem levar ao aparecimento ou agravamento de problemas bucais, tais como as doenças de cárie e gengival, se não acompanhados da devida higienização diários.
São elas:

• Aumento da acidez na boca devido aos vômitos.
• Aumento do número de refeições/lanches diários.
• Aumento ocasional do consumo de doces e outros alimentos açucarados.
• Diminuição dos cuidados com higiene bucal, principalmente antes e depois do parto, quando a atenção está voltada para os preparativos e para a saúde do bebê.
• Maior sonolência da gestante, que dorme mais tempo, sendo um período crítico, devido à diminuição da saliva e dos movimentos musculares (língua e bochecha) durante o sono.

O bebê tira cálcio dos dentes da mãe durante a gravidez?

Se a dieta da mãe tem cálcio suficiente, não há problema. Se houver falta de cálcio, o bebê retirará o cálcio dos ossos da mãe, e não dos dentes.

Quais problemas, sofridos pela mãe, que podem afetar os dentes do bebê?

Os dentes decíduos, “dentes de leite”, começam a se formar a partir da 6ª semana e os dentes permanentes a partir do 5º mês de vida intrauterina. Dessa forma, condições desfavoráveis durante a gravidez (uso de medicamentos, infecções, carências nutricionais, ingestão elevada de cafeína, febre de origem virótica persistente, dentre outros) podem trazer problemas nos dentes em fase de formação, tais como manchas e alterações na forma.

O ato de fumar e ingerir bebidas alcoólicas pode prejudicar o bebê?

O fumo passivo, afeta o desenvolvimento dos dentes permanentes. O bebê pode nascer com baixo peso, menor tamanho e com maior chance de apresentar defeitos congênitos e infecções respiratórias. O risco da síndrome de morte súbita aumenta de acordo com o número de cigarros fumados durante a gravidez. A inteligência da criança pode ser comprometida.

Para assegurar uma boa dentição do bebê, as futuras mamães devem evitar o consumo excessivo de alimentos açucarados a partir do 4º mês de gestação, pois é quando se inicia a formação do paladar do bebê.

Pré-natal Odontológico

O acompanhamento odontológico durante a gravidez é muito importante, pois diminui os riscos da gestante e do feto. A futura mamãe precisa conhecer as causas e condições em que as doenças orais se desenvolvem e, se necessário, modificar a composição de bactérias de sua saliva para diminuir o risco de contaminar a criança. Pensando no bem-estar da gestante e do bebê, organizamos um conjunto de informações que são importantes para garantir o sorriso com a saúde, de toda a família.

 

Fonte (fsfx)


DICA

Clínica Odonto Mais conta com excelentes profissionais, equipamentos e produtos para transformar seu sorriso. Saúde bucal é tudo e além do mais, o sorriso continua sendo seu melhor cartão de visitas!

Agende um Orçamento:  (66) 99922.2325 ou 3531-2325.

 

 

Facebook: https://www.facebook.com/dra.regiane.dr.robson?fref=ts