Odontologia
SAIBA TUDO SOBRE CLAREAMENTO DENTAL

Clareamento Dental: afinal, é melhor fazer no dentista ou em casa?

Dentes brancos e alinhados atualmente são fatores determinantes na estética facial e contribuem para o bem estar pessoal e social.

 O clareamento dental é um dos tratamentos odontológicos mais solicitados pelos pacientes a fim de melhorar a aparência do sorriso. Sendo assim, cabe ao profissional conhecer e dominar os diferentes agentes clareadores, métodos de ativação, técnicas e seus efeitos sobre a estrutura dental, para que obtenha sucesso no tratamento.

Quem pode fazer o clareamento dental?

A princípio, qualquer pessoa pode se submeter a um clareamento dental, desde que apresente dentes e gengivas saudáveis e não tenha muitas restaurações. Porém, é sempre necessária uma avaliação profissional.

Pacientes com sensibilidade extrema nos dentes, grávidas, lactantes, alérgicos aos componentes da fórmula do gel clareador, pessoas com hipoplasia de esmalte ou indivíduos com menos de 16 anos podem exigir atenção especial, ou até mesmo receber contraindicação para o tratamento.

 Há diferença entre os tipos de clareamento?

Sim. E a principal diferença está no tipo de gel usado e na sua concentração, além do tempo e do custo do tratamento. No clareamento caseiro, pode ser usado um gel com peróxido de carbamida (numa concentração que varia de 14 a 22%) ou peróxido de hidrogênio (em uma concentração que vai de 7,5 a 10%).

Já no consultório, é usado geralmente o gel de peróxido de hidrogênio, em uma concentração bem superior, de 37 a 40%. Como ele é mais potente, só pode ser manipulado por dentistas, já que pode causar queimaduras e sensibilidade grave.

Podemos ainda usar a técnica mista, que é uma junção das duas, fazemos uma sessão no consultório, e o paciente fazendo em casa com sua moldeira individualizada com a supervisão do dentista.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o laser NÃO possui papel fundamental no clareamento em consultório. Na verdade, ele ou a luz de LED apenas servem para acelerar a ação do gel.

Como funciona o clareamento em consultório?

O clareamento em consultório é feito com a aplicação do gel de peróxido de hidrogênio com uma concentração bastante alta após o isolamento da mucosa bucal e gengivas. Ou seja, o gel não entra em contato com os tecidos da boca, com exceção dos dentes.

Em geral, o tratamento é feito em duas a três aplicações, com intervalo de uma semana. Mas, assim como o clareamento caseiro, esse período dependerá das características do dente e também da análise do dentista.

Como funciona o clareamento caseiro?

O clareamento caseiro é feito com uma moldeira de silicone individualizada e um gel específico para cada paciente, de acordo com as suas necessidades e o tempo de tratamento. Geralmente o tratamento dura em torno 2 a 3 semanas, assim o paciente também demora  perceber a alteração na coloração dos dentes. Dependendo da concentração do gel usado o paciente faz o uso por apenas 30 minutos diários, mais podendo ser também até 3 horas diárias.

E os kits vendidos sem supervisão de um dentista?

Infelizmente, hoje é fácil encontrar kits de clareamento caseiro em farmácias e na internet, e muitas pessoas não buscam a indicação do dentista. Esses métodos são extremamente perigosos e nem um pouco indicados.

Utilizar uma moldeira fora dos padrões da sua boca pode propiciar o extravasamento do gel, causando queimaduras e lesões na gengiva e nas demais mucosas da boca, além de aumentar os riscos de ingestão do produto, levando a queimaduras gastrointestinais.

Tanto o tratamento realizado no consultório como aquele feito em casa com supervisão do dentista promovem resultados satisfatórios. O uso de kits ou cremes dentais clareadores sem acompanhamento do especialista deve ser evitado.

O clareamento dental é um procedimento seguro que ajuda a alcançar um sorriso mais bonito e com aspecto saudável. Com a ajuda de um bom profissional você poderá ter dentes brancos optando pelo método ideal para você, sempre respeitando as características dos seus dentes e sua saúde bucal.

E você? Já fez um clareamento dental ou tem vontade de fazer? Conte para a gente nos comentários! Também registre sua dúvida se tiver alguma.

 

A Odontomais fica na Av. Embaúbas, esquina com Avencas (próx a prefeitura)

(66) 3531-2325

(66)9 9922.2325