Saúde e Bem Estar
ATUM NA DIETA

O atum é um peixe rico em nutrientes e, apesar de ser classificado como um peixe gordo, inclui várias espécies diferentes, sendo o mais conhecido o atum albacora. Se você comer atum fresco ou atum em lata, saiba que este peixe contribui para uma dieta saudável.

Além disso, ele fornece proteínas, vitaminas, minerais e ácidos graxos ômega-3, com muito pouca gordura saturada. Este texto irá relatar para que serve este peixe na saúde.

Eu gosto do atum misturado em salada de tomatinhos cereja ou comum, salada verde bem fininha e também pepino. No pão integral com peito de peru pro lanche da tarde ou café da manhã também cai super bem!

Os benefícios do atum

Como a maioria dos peixes, o atum possui uma poderosa dose de ômega-3, um tipo de gordura saudável e que oferece diversos benefícios para a saúde. Em apenas 150 gramas é possível obter mais de 850 mg dessa substância tão importante. Esse ácido graxo está relacionado com a prevenção de doenças graves como problemas cardiovasculares (melhora dos níveis de HDL reduzindo o colesterol ruim também conhecido como LDL) e também algumas doenças crônicas neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson. Também ajuda na melhor da memória e concentração como também o fortalecimento do sistema imune. Veja abaixo outros bons benefícios do atum para a saúde:

1° Ação antioxidante: o atum contém alguns antioxidantes poderosos como a vitamina C, o zinco e o manganês. Porém, o selênio consegue ganhar de todos eles quanto ao poder antioxidante que ele oferece. Essa propriedade pode ser interessante devido ao risco de contaminação por mercúrio.

2° Proteção do sistema cardiovascular: a presenta de ômega-3 consegue reduzir a pressão arterial e também reduzir os vasos que podem vier a ter a sua luz obstruída pela formação de placas de gordura. Esse ácido graxo também ajuda a melhorar a flexibilidade do vaso sanguíneo, o que também auxilia na prevenção de problemas como o infarto do miocárdio ou um AVC. Outra substância presente em grande quantidade no atum é o potássio que em contato com o sódio presente no corpo consegue equilibrar os níveis da pressão arterial.

 

3° Melhora o humor: o magnésio é bastante conhecido como sendo o mineral antiestresse e o atum é rico nessa substância. A deficiência desse mineral causa redução da produção de enzimas relacionadas com a síntese de energia. Dessa forma, fica fácil deduzir que o magnésio é um mineral essencial para quem pratica atividade física. Ele também auxilia na condução de informações através do sistema nervoso.

4° Muito fósforo: o atum é rico em fósforo, um mineral que ajuda o indivíduo o a ter uma boa formação óssea e dentária. Também ajuda o sistema renal melhorando o funcionamento dos rins. Outro benefício do fósforo é que ele ajuda no metabolismo do amido, ofertando mais energia ao organismo e também no da gordura.

5° Prevenção do câncer: por conter uma grande quantidade de antioxidantes e ácidos graxos, muitas pesquisas apontam o atum como um grande protetor da saúde na prevenção do câncer. Existem dois importantes ácidos graxos poli-insaturados encontrados no atum: o eicosapentaenoico (EPA) e docosahexaenoico (DHA). Eles conseguem retardar o crescimento de tumores e a carcinogênese. Uma revisão de literatura publicada na Revista Brasileira de Cancerologia apontou que os estudos quanto a prevenção do câncer através da ingestão de ômega-3 ainda é bastante controverso e não é possível encontrar resultados palpáveis sobre o assunto.

Além de todos os benefícios citados o atum é rico em diversas vitaminas como a B3 que ajuda no desenvolvimento saudável atuando diretamente no material genético, B6 que ajuda o sistema imune a funcionar melhor e a vitamina B12 grande aliada do sistema nervoso.

A dieta do atum

Esse alimento tem um valor nutricional tão importante que ele se tornou a base de um tipo de dieta que também pode ser conhecida como Dieta dos Três dias ou Dieta Americana. Durante 3 dias você deve fazer apenas as 3 refeições principais e incluir em todas elas o atum. Nos outros 4 dias da semana é possível comer um pouco de tudo em quantidades moderadas.

As vantagens dessa dieta são todos os benefícios que o atum pode proporcionar. Por outro lado não é adequada uma dieta que sugere 3 dias apenas com as refeições principais já que foge do princípio básico de alimentação de 3 em 3 horas que muitos profissionais indicam.

Atum: rica fonte de proteínas para quem quer ganhar massa muscular

Para aqueles que querem ganhar músculos, o atum é um verdadeiro “prato cheio”. Além de ofertar os mais variados benefícios para saúde ele é um tipo de carne que oferece uma fonte rica em proteínas. Uma lata de atum, daquelas encontradas em supermercados mesmo, contém 40 g de proteína. Além disso ele é uma carne barata e muito prática porque já vem pronta para comer.

Como escolher a atum a ser consumido

A melhor opção é escolher o atum fresco vendido em peixarias. Se não tiver condições, opte pela forma in natura ou em pedaços na versão light, que é enlatado apenas com água e sal (fique atento a quantidade de sódio). Aqueles com óleo possuem grandes quantidades de gordura o que pode prejudicar o trabalho na academia. Ele pode ser mais uma alternativa no cardápio ajudando a variar a refeição.