(Por Fernanda Caso)
O primeiro lote com mais de 200 câmeras de videomonitoramento do programa ´Vigia Mais MT` já estão sendo instaladas em Sinop. A iniciativa conta com a parceria entre Prefeitura Municipal, Polícia Militar (Comando Regional III) e comerciantes através da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
A ação prevê a instalação de câmeras financiadas pelo programa Vigia Mais MT, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP/MT), em pontos estratégicos da cidade. A implantação está ocorrendo na região central, priorizando as vias com maior concentração comercial e o objetivo é ampliar o trabalho preventivo por parte da Polícia Militar, fortalecendo a segurança local e o combate à criminalidade.
Em entrevista, o comandante do 3º Comando Regional da Polícia Militar, Tenente-coronel Edylson Pintel frisou que esta aquisição beneficia não somente os lojistas, mas, a sociedade de um modo geral. “ A polícia militar amplia seu efetivo nas ruas e essa modalidade vai trazer mais agilidade e dinamismo nos trabalhos”, pontuou.
TECNOLOGIA DE PONTA
Os equipamentos operam com captação em alta resolução (Full HD), garantindo imagens mais nítidas para análises periciais.
Dispõe de proteção contra poeira e água, garantindo durabilidade mesmo sob chuvas fortes.
As novas câmeras trazem recursos avançados de Inteligência Artificial (IA), permitindo maior velocidade no processamento de dados e na detecção de rosto, ou seja, ao detectar, por exemplo, uma pessoa que esteja com mandado de prisão em aberto, o sistema informa a probabilidade e emite um alerta para as viaturas de área, que passam a receber da central o monitoramento em tempo real, para que possam proceder com a abordagem.
O secretário de Segurança Pública, César Roveri, destacou, em suas redes sociais, que a tecnologia tem sido decisiva não apenas na repressão, mas, também, na recuperação de bens. Segundo a pasta, o uso das câmeras já auxiliou na recuperação de R$ 19,6 milhões em veículos roubados ou furtados, no ano passado.
SOBRE O VIGIA MAIS MT
O Programa Vigia Mais MT foi criado no Estado de Mato Grosso no dia de 24 de maio de 2022, através da Lei nº 11.766, que prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma operacional dirigida.
O programa tem por finalidade a cooperação técnica e operacional entre o Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, na ampliação do sistema de videomonitoramento para locais onde já exista ou possa haver a cessão de uso de dispositivos de captação de imagens por entes públicos ou privados, auxiliando o planejamento da ação policial, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais.
Assim, gerando resultados positivos para redução da criminalidade e otimização de recursos.




