(Por assessoria)
A Câmara Municipal de Sinop realizou, nesta segunda-feira, 9, a 2ª Sessão Ordinária de 2026, com a apresentação de importantes matérias voltadas às áreas de limpeza urbana, meio ambiente, educação, cidadania, mobilidade e valorização de categorias profissionais.
Durante o Grande Expediente, foram encaminhados para análise das Comissões Competentes diversos projetos de lei de autoria dos vereadores.
Entre as propostas, o Projeto de Lei Ordinária nº 1/2026, de autoria do vereador Célio Garcia, autoriza o Poder Executivo a criar o Programa Municipal “Cidade Limpa”, com foco na realização de ações periódicas de limpeza, manutenção urbana e conscientização ambiental nos bairros do município.
Já o Projeto de Lei Ordinária nº 2/2026, do vereador Gilsimar Silva, institui a Semana Municipal dos Feirantes, com o objetivo de valorizar a categoria e fomentar a economia local.
A vereadora Sandra Donato apresentou o Projeto de Lei Ordinária nº 3/2026, que dispõe sobre a possibilidade de conversão do pagamento de multas de trânsito de natureza leve, aplicadas pelo Município, em doação de sangue e de medula óssea. A parlamentar também é autora do Projeto de Resolução nº 2/2026, que institui medida no âmbito da Câmara Municipal.
O plenário também analisou o Projeto de Resolução nº 3/2026, que promove a atualização do Regimento Interno da Câmara Mirim de Sinop, instituído em 2002, com o objetivo de adequar o programa à realidade educacional atual e fortalecer a formação cidadã dos vereadores mirins. Entre as principais mudanças, o projeto define que as reuniões e sessões ordinárias da Câmara Mirim ocorrerão às quartas-feiras, no período matutino, alinhando o funcionamento ao calendário escolar. A proposta ainda ajusta a composição e o processo de eleição da Mesa Diretora Mirim para seguir o mesmo modelo da Mesa Diretora da Câmara Municipal.
Na área da educação e cultura, o Projeto de Lei Ordinária nº 5/2026, de autoria do vereador Professor Hedvaldo Costa, autoriza a criação do Programa de Apoio ao Aprendizado de Música Clássica nas escolas municipais.
Já o vereador Ademir Debortoli apresentou o Projeto de Lei Ordinária nº 7/2026, que institui o Programa Guardião da Cidadania no Município de Sinop.
As matérias seguem agora para análise das comissões permanentes da Casa antes de retornarem ao plenário para discussão e votação.
Ao todo, 24 indicações foram aprovadas e encaminhadas ao Executivo e às secretarias competentes, além da votação de cinco requerimentos, com sugestões de melhorias em infraestrutura, mobilidade, manutenção urbana e serviços públicos em diversos bairros do município.